Black & Decker

Parafusadeiras

Como carregar a bateria das parafusadeiras?
Resposta: Deixar o interruptor na posição "desligado" e colocar a primeira carga por 12 horas.

Qual o tempo de funcionamento das baterias ?
Resposta: Não existe um tempo determinado, depende do uso do operador.

Quanto tempo podemos deixar a 9069/9073/9078 no carregador?
Resposta: As parafusadeiras podem ser deixadas constantemente no carregador. O ideal é que se guarde a ferramenta no carregador ligado à tomada quando não estiverem sendo utilizandas, dessa forma toda vez que for utiliza-las estarão com a carga total.

Como funciona a trava automática das parafusadeiras 9073 e 9078 ?
Resposta: A trava automática é utilizada p/ quando desejamos apertar manualmente um parafuso com mais torque que a parte elétrica do motor e soltar um parafuso que esteja muito apertado manualmente também. PARA O MODELO 9073, GIRAMOS O ANEL PRÓXIMO AO PORTA BITS DA FERRAMENTA PARA A POSIÇÃO INDICADA POR UM CADEADO. DEPOIS TRABALHAMOS COM A FERRAMENTA COMO SE FOSSE UMA CHAVE DE FENDA MANUAL. PARA O MODELO 9078, SIMPLESMENTE giramos a ferramenta como se fosse uma chave de fenda ou philips manualmente sem acionar o botão elétrico da ferramenta.

Para que serve o controle de torque na 9078 / CD9600?
Resposta: O controle de torque é um conjunto de molas que serve para regular a força aplicada na operação de parafusamento, ele evita que uma força desnecessária quebre o parafuso ou o bit ou ainda estrague a rosca do parafuso e material em que está sendo aplicado.

Quanto tempo dura a carga de uma bateria totalmente carregada?
Resposta: Vários fatores influenciam no consumo da bateria. O fator humano, qual a pressão que o operador exerce para realizar o trabalho? Fator material, qual a dureza do material que está sendo furado, parafusado ou cortado? Fator acessório, qual o diâmetro da broca que está efetuando o furo, ou qual o diâmetro do parafuso que está sendo colocado? A broca está afiada ou a máquina está realizando um trabalho extra para conseguir vencer o material? Não existe uma resposta realmente certa para esta pergunta, o que podemos fazer é dar estimativas de uso baseadas em testes realizados. Para maiores esclarecimentos pedimos que consultem nossa tabela própria sobre estimativas de uso das máquinas a bateria encontrada em nosso site.

Posso ligar máquinas a bateria em baterias de automóveis?
Resposta: Não. Tal procedimento poderá acarretar sérios danos ao motor da máquina e implica em perda da garantia.